Pesquise no Google direto do Blog!

domingo, 28 de novembro de 2010

Comandos dd

Ainda na linha de formatação de HDs, mas extrapolando em muito esse objetivo, vejamos alguns comandos muito úteis para diversas questões de cópia em larga escala, usando o vastíssimo repertório dos comandos "dd".
Esse post reproduz matéria postada no excelente blog 0fx66.com

Usando o comando DD

O comando dd(de direct copy) e um clássico dos ambientes Unix-Like, com ele você pode fazer uma copia exata de um arquivo, ou seja uma copia bit a bit.

Sintaxe básica:
$dd if=origem of=destino

Por exemplo:
bash-3.1$ ls -la
total 5272
drwxrwxrwx 2 v0rtex users 4096 2010-02-07 18:23 .
drwx--x--x 116 v0rtex users 4096 2010-02-07 18:03 ..
-rwxr-xr-x 1 v0rtex users 5375842 2007-12-25 21:04 05 - Whole Lotta Love.mp3
bash-3.1$ dd if=05\ -\ Whole\ Lotta\ Love.mp3 of=whole_lotta_love.mp3
10499+1 registros de entrada
10499+1 registros de saída
5375842 bytes (5,4 MB) copiados, 0,0682746 s, 78,7 MB/s
bash-3.1$ ls -lh
total 11M
-rwxr-xr-x 1 v0rtex users 5,2M 2007-12-25 21:04 05 - Whole Lotta Love.mp3
-rw-r--r-- 1 v0rtex users 5,2M 2010-02-07 18:23 whole_lotta_love.mp3

Foi feita uma copia do arquivo “05\ -\ Whole\ Lotta\ Love.mp3″ com o nome whole_lotta_love.mp3 :) uma copia exata feita bit-a-bit pelo comando dd.

Dicas para uso do comando dd:

Copiando um HD para um arquivo.
# dd if=/dev/sda of=~/backup_hd.img
Com isso será feita uma copia exata do hd dentro do diretório do root(#) com o nome “backup_hd.img”.

Se quiser restaurar o “backp_hd.img” no /dev/sda2(lembre o sda2 deve ter pelo menos o mesmo tamanho do arquivo “backup.hd” se não os resultados poderão ser desastrosos.
# dd if=backup_hd.img of=/dev/sda2

Copiando HD para HD:
#dd if=/dev/sda1 of=/dev/sda2
Com isso será feita copia do /dev/sda1 para o /dev/sda2.

Fazendo uma copia do hd para um arquivo compactado:
dd if=/dev/sda1 | gzip > backup_hd.img.gz
Para descompactar dentro de outro HD use:
# gzip -d -c backup_hd.img.gz | dd of=/dev/sda2

Criar um arquivo .iso:
#dd if=diretorio of=iso_do_diretorio.iso

Para visualizar progresso de cópia de arquivos, vá em outro terminal e execute:
$ watch df -h

Para converter todos as letras maiúsculas de um documento para letras minúsculas:
$dd if=ficheiro1 of=ficheiro2 conv=lcase
se quisermos converter todas as letras do ficheiro2 para maiúsculas:
$dd if=ficheiro2 of=ficheiro3 conv=ucase

Para zerar(formatar) o seu HD:

# dd if=/dev/zero of=/dev/hda

Gerar senhas de forma (pseudo) aleatória:
$ dd if=/dev/random bs=1 count=8 | base64 -

Zerando Hds definitivamente

Bem srs,

Isso é uma questão de segurança, pois sabidamente, mesmo após formatação, ainda é possível recuperar o conteúdo de HDs usando o processo de magnetismo remanescente.

Não é bem esse o problema do meu cunhado, DJ, e Webdesign publicatto Bruno Bellas, o problema de nosso amigo, (que teima ou precisa usar o "RWindows"), é que, muito embora ele tenha um HD já formatado, não consegue de modo algum instalar o S.O de sua preferência.
Será que o HD, apesar de formatado ainda deixou alguma sujeira que o RWindows não está conseguindo bypassar?? mas ele consegue visualizar um CD /DVD do Ubuntão e mesmo chegou a instalá-lo para tirar a dúvida de que, o HD estaria corrompido de alguma forma.
Eu não saberia dizer o motivo ou o porque de um S.O funfar e o outro não, minha resposta seria: o linux é melhor do que o RWindows!! e ponto final!.

Mas ao Bruno ainda restaria usar esses procedimentos para tentar encher o HD de zeros e uns e torná-lo, digamos, standard, como se tivesse saído de fábrica, vejamos:

1_ Utilizar um desses programas para Windows que seguem aqui, mas acredito que assim ele teria que espetar esse HD em um PC onde já tivessemos o S.O instalado, para a partir dele usar os programas que seguem aqui no baixaki

2_ Utilizar algo mais profissa via linha de comando, utilizando um Live CD/DVD do próprio Ubuntão que passei prá ele, e dar o comando:
# shred -n 3 -z /dev/hxx , segue o post aqui no vivaolinux

3_ Em Junho de 2009 eu fiz uma postagem relativa a isso, retirada do GDH, usando comandos dd, que também é uma excelente opção segue aqui

Agora Brunão, é só cair dentro, acho que valem a pena a 2ª e 3ª tentativas!

Boa sorte meu caro! tente e depois me diga se e como conseguiu!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fazendo filme(s) com a(s) própria(s) tela(s) do PC - usando ubuntu e transformando em vídeo aula no YouTube

É isso srs,

Depois de uma dia inteiro de tentativas e experiências mal sucedidas, consegui finalmente "aconchegar" um video, inda que tosco, no YouTube.
Para isso tive de converter o vídeo originariamente em .ogv para .avi com o Winff e só então consegui o feito
Para quem não leu o post anterior de mesmo teor, a captura foi feita com Recordmydesktop, segue:



Bem srs, juro a voces que em uma próxima oportunidade, vou procurar me esmerar mais nesse mister!

Boa sorte a todos!

Novo fórum sobre meio ambiente na Net!!!

Bem srs,

Nestes dias em que é preciso um maior engagamento de todos nós com questões ambientais, nosso colega de Linux (e Botafoguense) Otto, (Epidemic, Fedora, Mint, aptoside,etc, etc) lança um novo site sobre meio ambiente vide aqui
Muita gente pode achar que, essa junção de Linux com meio ambiente é algo meio esdrúxulo, mais qual nada !, citei o Linux aqui para dizer a todos que, nós os linuxers, somos também voltados para o planeta e não somente com questões tecnológicas.

Então mãos a obra, visite o site, inscreva-se, produza conteúdo e lutemos por um futuro melhor para nós e as próximas gerações!.

Valeu otto!!

domingo, 14 de novembro de 2010

Fazendo filme(s) com a(s) própria(s) tela(s) do PC - usando Ubuntu / Epidemic

Bom dia a todos,

Essa dica é para aqueles que querem se iniciar (e me incluo nessa categoria) na realização de pequenos filmes, capturados da própria tela do seu PC, com os mais variados objetivos, sejam eles criar vídeo aulas, prá "aparecer" prôs chapas, ou com intenções mais nobres: postá-los no YouTube, como forma de disseminar o conhecimento.
Sendo isso, ou aquilo, voce pode lançar mão de um pacote,que na minha opnião é bem fácil de manipular, o recordmydesktop. Nosso amigo consta nos repos do ubuntão, e também nos do Debian like (que é o caso do Epidemic) então, é só mandar ver na linha de comando ou via synaptic.

$ sudo apt-get install gtk-recordmydesktop recordmydesktop

O 1º é um frontend para o 2º, que é o pacote propriamente dito, depois da instalação, nosso amigo vai aparecer na aba:
Gnome: Aplicativos...Multimidia...Desktop recorder (Ubuntu)
KDE: Menu K...Multimídia...Desktop record (Epidemic)
clique nele para chamá-lo, olha a telinha dele aê!!











Se voce observar, na aba avançado, há um monte de parâmetros que podem incrementar a experiência da criação de filmes. Voce pode optar por gravar em uma pasta específica e o arquivo terá o nome de out.ogv (que é o formato do pacote).
Ao clicar em gravar, a telinha some, e a parada a partir daí, já estará funfando e gravando todo o manuseio da(s) tela(s).
Para parar, é só clicar no ícone que segue na barra, (seja ela, onde voce a colocou, em baixo ou em cima) vai aparecer uma janela de conversão de pacote, e ao final, é só ir ao arquivo e ver como ficou, simples assim.

Vou deixar por conta da imaginação de voces, a questão da edição do filme, qual seja, juntar uma música a ele, gravar sua voz no microfone, etc, etc. Para isso voce pode usar o pitivi, o kdenlive ou outro programa de edição de imagens que lhe aprouver. Isso fica como dever de casa, até mesmo porque vou aprender junto com voces, e prá isso o que não faltam são tutoriais, ok!?

Boas gravações/edições e quiçá produções de conteúdo no YouTube

PS: Essa dica e a instalação dos pacotes foram feitos no ubuntu 10.10, e no Epidemic 3.2-2

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Quero instalar outro S.O, como mantenho íntegro o GRUB que já está na MBR??

Bom dia a todos,

Essa é uma dúvida que paira sempre em nossas cabeças não é mesmo?
Vejamos, a primeira coisa que deve se ter em mente, é que o GRUB que voce usa hoje, está instalado na MBR (Master boot record), e se ele está funfando bem, deve permancer lá!
Partindo desse princípio, o cuidado que se deve tomar, seria: não instalar o GRUB do novo S.O nessa MBR! se não, há grandes chances desse novo GRUB não reconhecer os outros S.Os instalados, e então o boot desses, vai pro vinagre.
Não que voce não consiga concertar as coisas, mas prá que dificultar se voce pode facilitar?

Então, a opção seria essa, não sapecar o GRUB novo na MBR! e a primeira parte do "embroglio" já estaria resolvida, mas ... e o boot?? vejamos:

Opção 1_Ao instalar o novo S.O, não instalar o GRUB desta.
Opção 2_Ao instalar o novo S.O, instalar o GRUB na própria partição desta.

Por quê essas variações?, porque existem distros que criam linhas de comando de boot bem peculiares, enquanto em outras, as linhas podem ser editadas no GRUB existente na MBR de maneira mais amigável.

Vou dar um exemplo prático; a alguns dias, comprei um segundo HD e instalei uma distro sem GRUB algum, e foi só editar o meu GRUB Legacy que já estava na MBR, com linhas de comando contendo o label do kernel e tudo correu bem no boot. Já tentando instalar outra distro, e tentando fazer o mesmo, não consegui de jeito algum. Resultado, tive de reinstalar essa última, e instalar o seu GRUB2 na própria partição, daí copiar as linhas pertinentes prô meu GRUBinho véio.
Voce percebe a diferença?, essa segunda distro, fez umas linhas de comando estranhas cheias de "não me toques" e como não tenho bola de cristal, só reinstalando e vendo as linhas do grub dela, para poder editar o GRUBinho véio!

Bem srs, esse tema é muito farto e com algumas variações, não quero e não posso aqui, esgotar todo o manancial de informações "about this", só restará a voces, ler bastante sobre o assunto e eventualmente passar por alguma dificuldade para avaliar o que seria melhor fazer. Vide também uma postagem de agora a pouco, versando sobre o mesmo tema.
segue o link

Boa sorte e boa edição do GRUB prá voces!

Voce usa multiboot? que tal usar então o GAG?

Bom dia a todos,

É isso...voce instala outra distro, e como teu GRUB está funfando que é uma maravilha, voce espertamente e obviamente, procura mantê-lo, somente editando as entradas para que a tal distro nova que voce instalou, consiga bootar.

Voce não é a o único (achou que era mais esperto que os outros né!??) sagaz que pretende fazer isso. Mas as vezes a coisa emperra, a edição do menu.lst (GRUB Legacy), não funfa nem a pau.
_E agora? como vou bootar a parada nova?? e além de tudo, ainda pra piorar as coisas, as distros estão paulatinamente adotando o tal GRUB2, aquela "M"!!, que vem dando dor de cabeça prá maioria de nos usuários "calça branca"
Muita calma nessa hora, voce pode continuar apanhando do teu GRUBinho véio, ou partir para um GRUB externo.
_Mas do que esse cara tá falando?, que papo é esse de GRUB externo!? é isso mesmo, e GAG (Graphical boot manaager) com ele voce instala os GRUBs das distro em suas próprias partições e o nosso amigo aê, se encarrrega de verificar esses GRUBs e bootar os S.Os relacionados, simples assim. Nunca usei e não poderia afiançar o desempenho do GAG, mas confesso que mais cedo ou mais tarde vou partir prá essa solução, tô meio cançado de apanhar de edições e linhas no GRUB Legacy, ou de ficar fuçando na MBR.

Será simples mesmo?, vejamos a íntegra de uma matéria, muito bem escrita por sinal, do nosso colega de vivaolinux...com a palavra meinhardt!!

Citação:

Resolvendo incompatibilidades entre Grub Legacy e Grub2 - para quem usa boot múltiplo
"A chegada do GRUB2 em substituição a antiga versão que ainda segue vigente em várias distros que não decidiram pela migração definitiva tem trazido alguns problemas devido a configuração ou reconfiguração mais complexa no caso do Grub2.

Pessoalmente ainda não encontrei material de orientação em português com a devida profundidade e clareza de forma a dar bom suporte aos usuários Linux menos experientes. Mesmo para aqueles com alguma experiência, o processo de reconfiguração ainda é bastante confuso. Já não basta apenas reeditar um ou dois arquivos alterando seus parâmetros. Os parâmetros a serem alterados, tampouco ficam perfeitamente claros para qualquer iniciante.

segue o link

Boa sorte e bom boot com sua distro nova!