Pesquise no Google direto do Blog!

domingo, 29 de novembro de 2009

Escolhendo Distros - Alguns critérios!!

Bem srs,

Eu já postei algo aqui sobre minha experiência em Linux ( very poor diga-se de passagem )
o que aprendi com Linux, mas algo falta a ser dito, então, vamos as divagações.

A algúm tempo, compreendi que sou meio "galinha" com essa coisa de distros, já instalei e desinstalei em meu PC, uma infinidade delas, as quais vou tentar não nescessáriamente em ordem cronológica, expor a voces:

Segue minha listinha:

Via Live CD ou em Virtualização com Virtualbox:
_Kurumin ( Disquinho de 200 Mbts, em Live CD, nos idos de 2004!!?? )_Resulinux, Kurumin NG, Goblinx, BigLinux

Instaladas no PC:
_Fedora 5,7,8,9,10 e agora o 12 _Open Suse _Dreamlinux _PCLinux _Ubuntu 8 _Zenwalk _Arch _Slackware 12.2 _Debian Lenny ( agora por último ) _Epidemic ( Recem saído do forno )

Instaladas em Pendrive:
_PCLinux Minime _Slitax _Damm Small _Pup _Slax -Succi ( agora por último )

Dê todas essas, tenho hoje em meu note, um " Tri-boot " com Rwindows, Fedora 10 e Debian Lenny, e no meu PC, tenho um " Quadri-boot " com RWIndows, Slack, Fedora 12, e Epidemic .
A que mais me identifico é o Fedora, a que mais está me entusiamando é o Epidemic, o qual estou gostando bastante.
Fato é que assim agindo, (e quem disse isso foi o Celso, olha o cara aí de novo!!), não consigo ser expert em nenhuma delas, mas quem disse que é esse o meu objetivo??, o que quero é conhecer o máximo delas e eventualmente ( acho difícil ante a minha natureza galinesca ) me fixar em uma.

Mas, prá que citar esse Rol de distros?? primeiro para mostrar aqueles que querem adentrar ao mundo Linux, que tem em mãos uma infinidade de propostas das mais variadas, e uma delas sem sombra de dúvidas vai cair como uma luva prá voce.
Mas volta a pergunta, se voce não tem a tal natureza "galinesca" for quietinho e não gostar de ficar mudando, como proceder?? qual instalar?? na minha concepção, as diretrizes para a escolha seriam:

_Bom suporte de comunidade (Se possível com bastante gente prá que tuas repostas venham rápido e voce não esmoreça)
_Que esse fórum da comu, seja obviamente em portugues pra que voce se sinta em casa
_Que a distro escolhida seja amigável (esclua disso ARCH, SLACK)
_Que a distro tenha bons repositórios (voce que vai entrar no mundo Linux,logo,logo vai saber o que é isso!!)
_Que o instalador da distro seja compreensível pro iniciante
_Distro pai(mãe) ou derivada?? a "pãe" deve vir meio que seca, já a derivada, deve vir com bastante frufrus, ex Debian (pãe) Epidemic (derivada)
_Voce quer ser carregado pela mão, tutelado ou quer dar vôos maiores??


Todas essas coisas devem ser levadas em consideração prá começo de conversa, mas ô cara, e as distros??? caraca voces são insistentes heim!!?? tá bom, ok voces venceram, instala aí o Fedora, o Mandriva, o Ubuntu, o Open SuSe, o BigLinux, o Epidemic... não nescessáriamente nessa ordem, só prá te dizer algumas que se encaixam na maioria dessas premissas. O Debian poderia ser sujerido, pois, ao contrário do que dizem é uma distro super fácil de mecher, mas não é tanto pra instalar, deixe-o prá um futuro próximo, quando tiver mais experiência.
Resumo da ópera: Fedora, Mandriva, Ubuntu, BigLinux, e Epidemic, são as que na minha humilde opinião, seriam as "iniciais" e ainda de todas eu indicaria o Epidemic, é derivada do Debian, tem um grande repositório, posto que são os mesmos do Debian, a comu não é grande mas a solicitude dos participantes supera isso fácil, fácil
segue a página

Espero ter ajudado a rapazi "calça branca", se quiserem me contatar, estou nos fóruns do Debian, Fedora, Epidemic, Arch, e Vivaolinux, todos com a alcunha "rweu", se ainda restarem dúvidas e acredito que ainda hão de restar muitas, é só me procurar ok??

Boa sorte a todos!!

Em tempo: Que atire a primeira pedra, aquele que não for galinha ante tantas opções!!

Nenhum comentário: