Pesquise no Google direto do Blog!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Gravando dados via linha de comando

Bem srs,

Como é de conhecimento da parcela mais, digamos, "cascuda" do Linux, é perfeitamente viável, gravar CD/DVD de dados, utilizando-se da linha de comando.
Mas como não escrevo, nescessáriamente prá galera cascuda, aê vai uma palhinha em como fazê-lo sem muitas delongas, o trecho a seguir foi retirado do GDH, escrito em 2002 pelo Morimoto.

Citação:

" Com a imagem em mãos, basta grava-la usando o cdrecord. A sintaxe do comando é:

$ cdrecord -v -fs=16M speed=8 dev=0,0,0 -data nome_da_imagem.iso

Onde:

* -v : Exibe informações durante a gravação.
* -fs=16 : Especifica o tamanho do buffer na memória RAM em megabytes. Substitua o 16 por um número menor caso você tenha pouca memória RAM.
* speed=8 : A velocidade de gravação. Pode ser qualquer número suportado pelo gravador. Graças ao cache de memória e à multitarefa real, o Linux oferece uma tolerância muito maior durante a gravação. Quase sempre você conseguirá gravar a 8x ou mais, mesmo que continue usando o PC normalmente.
* Dev=0,0,0 : Especifica a localização do gravador. O 0,0,0 é o padrão para gravadores IDE na maioria das distribuições. Se não funcionar, use o comando "cdrecord -scanbus" (como root) para ver onde está instalado o seu gravador.
* -data : Especifica o arquivo ISO que será gravado
* nome_da_imagem.iso : O nome da imagem que será gravada.


$ cdrecord -v -fs=16M speed=8 dev=0,0,0 -data arquivo.iso "

Voce poderia também fazê-lo apenas com um comando mais simples tal como:

$ cdrecord -v arquivo.iso

Obviamente prá quem é novato os programas k3b e Brasero são muito mais atraentes, mas é bom que voce saiba que existe essa possibilidade e que ela continua viva através dos anos

Boa sorte a todos!!

Nenhum comentário: