Pesquise no Google direto do Blog!

sábado, 17 de abril de 2010

Shutdown como usu comum

Isso pode ser bem útil vejamos,

Eu li em algum lugar na net que para fazer isso eu precisava editar o arquivo do sudo, com o comando visudo, (específico para se entrar no arquivo) entrando nele como root. Então seria entrar e acrescentar a linha....>
usu (seu usu) all=/sbin/shutdown -r now (para reboote) ou usu (seu usu) all=/sbin/shutdown -h now (para desligamento)

Mas o mais estranho é que, após um boot, aparentemente nosso amigo apesar de estar no arquivo, não funfava, a não ser que eu simplesmente entrasse no arquivo novamente, mesmo sem fazer nada, saisse e aí sim o comando no terminal surtia efeito, vai entender!!

Não me dando por vencido, continuei googlando e achei no VOL, dentro dos comentários, um modo de fazer a parada, e dessa vez sem atropelos após novo boot.
Vejamos :

Comentários
[1] Comentário enviado por JuNiOx em 06/04/2006 - 16:01h:

acho que uma forma simples de fazer isso é setando SUID no arquivo.
#chmod 4755 /sbin/shutdown

e criando um link simbólico pro usuário ter acesso:
#ln -s /sbin/shutdown /bin/shutdown

não deixando de ser uma metodologia KISS =)

abraço


Boa sorte a todos!

Nenhum comentário: