Pesquise no Google direto do Blog!

domingo, 10 de outubro de 2010

CTRL+ALT+BACKSPACE..por quê retiraram!?

Bem srs,

Vou começar dizendo que essas variantes, são hábeis para S.Os Debian Like, cuja parte gráfica seja KDE, o que não quer dizer que voce não possa tentar em outras oriundas de outros ramos, ok!? Todas as opções fazem parte de coletânea retirada do fórum do Epidemc no qual o James me deu uma valiosa ajuda na resolução, segue o short cut do fórum

Não é novidade prá ninguém que, ultimamente, ou de um a dois anos prá cá, alguém retirou o nosso CTRL_ALT_BACKSPACE de várias distros.
Digo alguém porque, pra mim, não ficou claro se foi o pessoal do Linuz Torvalds, que é o responsável pelo kernel, e nesse caso as distros não tem culpa, ou se foi opção delas próprias.
Sendo uma coisa ou outra, na minha concepção, isso é uma grande bobagem, a alegação de que alguém poderia, ocasionar problemas em seu S.O, por uso indevido do comando, prá mim não cola! será que eu não tenho o direito de "escacetar" meu próprio S.O!?? será que alguém tem de me tutelar nesse sentido?, quem bolou este "retrocesso" não teria algo mais útil prá se concentrar?
OK, OK, passada a tempestade de indignação, vejamos como poderíamos restaurar esse procedimento, que, que eu saiba, existem 3 (tres ) formas a saber: Alterando xorg.conf, alterando policy kit do HAL e ainda mechendo no ~/bashrc, tentarei descrever cada uma delas:

1_ Alterando o xorg.conf
Voce não tem xorg conf mais!? então terá de fazer um! e editá-lo, vejamos:
# nano /etc/X11/xorg.conf
sapeque essas linhas nele
Section "ServerFlags"
Option "DontZap" "false"
EndSection

2_Não resolveu?, parta pra alteração do HAL
# cp /usr/share/hal/fdi/policy/10osvendor/10-keymap.fdi /etc/hal/fdi/policy
vamos editar com o comando
# kwrite /etc/hal/fdi/policy/10-keymap.fdi
Logo abaixo da última linha começada com a tag "merge"
merge key="input.xkb.variant" type="string" /
acrescente a linha:
merge key="input.xkb.options" type="string">terminate:ctrl_alt_bksp
salve e reinicie o PC, e verifique se agora a parada funfa!

OBS: Observe o seguinte, cada linha dessa deve levar o sinal de < no começo e > no final, não pude fazer aqui pois o editor do blog, bloqueia por considerar um comando. Outra obs, pode também ser que ao dar o comando...
# cp /usr/share/hal/fdi/policy/10osvendor/10-keymap.fdi /etc/hal/fdi/policy
voce tenha a resposta...
cp: impossível obter estado de "/usr/share/hal/fdi/policy/10osvendor/10-keymap.fdi": Arquivo ou diretório não encontrado,
Se acontecer, esquece esse passo e passe para o seguinte.

3_Via ~/bashrc, Tente então o derradeiro comando, que foi o único que funfou aqui, observe que ele é comandado como usu comum!
"$ echo "setxkbmap -option terminate:ctrl_alt_bksp" >> ~/.bashrc "

Reboote e agora voce deverá estar com o CTRL+ALT+BACKSPACE funfando

3 comentários:

Sergio disse...

Sistema >> preferências >> teclado >> disponsições >> opções... >> key sequence do kill x server

RWagner disse...

OK voyeg3r, realmente se se estiver usando Gnome, esse é o caminho das pedras, já consertei o post no sentido de informar que as opções são para quem estiver usando KDE.

Grato

RWagner

Anônimo disse...

Caraaa muito show, eu uso lxde e a terceira opção funcionou perfeitamente