Pesquise no Google direto do Blog!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Partições - Quantas são possíveis por HD??

Boa noite a todos,


Voce que se inicia agora no mundo da informática, deixando de ser um mero usuário iniciante e alçando vôos maiores, mormente com algum a fazer relativo a particionamento de HDs, caso seja esperto o bastante para procurar o "How to" na Net, irá saber de cara que o Nº máximo delas, seria o descrito abaixo por HD, vejamos:

HDx....> 4 (quatro) Partições primárias (e fecha-se questão!!)

Mas e aí? ficamos nisso?.
Para, digamos, burlar o "fechamento de questão", algum "cascudo" resolveu criar uma situação que by-passasse isso, e o nome dela é.. Partição Estendida!!
Pois bem, dentro dessa estendida, agora irá aparecer uma outra novidade: Partição Lógica. Então evoluímos! agora podemos pegar a última partição primária (lembre-se que tínhamos 4 e somente 4 delas por HD) transformá-la em estendida e teríamos agora, a seguinte situação:

HDx....> 3 (tres) Partições primárias e 1 Partição estendida

Vou exemplificar usando meu próprio HD, falando especificamente do meu SDB, portanto não estranhem "aê" a falta de partição swap, pois esta está no meu SDA, então vejamos:

Primárias:

SDB1...Debian
SDB2...Epidemic
SDB3...openSUSE

SDB4...Estendida, comportando: SDBs 5,6,7,8
SDB5...PCLinux
SDB6...Ubuntu
SDB7...Mint
SDB8...Mageia

Pelo que puderam observar, agora ao invés de apenas 4 partições, temos nada menos que 7 delas, como diria um amigo meu pouco letrado, "um plus a mais"!.
Há controvérsias em relação a quantas lógicas caberiam dentro de uma estendida. Já observei afirmativas entre 12 e 255!. Então, eu vou declinar de citar quantas cabem, para não suscitar revoltas dos mais cultos.

Espero que com essa esplanação, algum incauto possa ter tirado sua dúvida e se ponha a realizar essa faina em seu HD, porém, a intenção desse post não foi ensinar o How to de como reparticionar HDs, e sim tirar dúvidas ou clarear algumas relativas a Nº máximo de eventuais partições em 1 único HD.

Voce poderá apenas se inteirar em como fazer isso em caso nescessidade, mas devo alertá-los de que o ato de particionar ou reparticionar realmente, só será aprendido na prática, com alguns eventuais erros e acertos, e não sem algum suor e lágrimas!
Tenham fé e mãos a massa, leiam muito e só façam quando tiverem, se não segurança, pelo ao menos muita disposição para tal.

Quem sabe um dia não tenho disposição para prozear sobre o como particionar e as ferramentas que temos em mãos para isso.

Boa sorte e boas partições a todos!!

Nenhum comentário: