Pesquise no Google direto do Blog!

domingo, 14 de outubro de 2012

Utilizando Grub2 pela 1ª vez

Boa noite a todos,

...é..., a 1ª realmente voce nunca esquece!!; quem me conhece e acompanha alguns de meus posts (e digo a voces que quem acompanha morcego, acaba dormindo de cabeça prá baixo!), já notou que eu tenho, ou tinha, ou ainda continuo tendo, alguma aversão ao tal de GRUB2, mas fazer o que?, quase todas as Distros já o abraçaram!, e, além do mais, não sou eu que vou frear a modernidade.

Pois bem, a coisa já começou meio atravessada, hoje cismei de instalar no meu note, a versão 16 KDE do Fedora (tá bom...!!, eu já sei que já tem a 17.!!) e o tal GRUB2, não reconheceu meu RWindows, e eu preciso dessa josta, dele para trabalhar de casa usando a VPN da Empresa em que trabalho, resultado, tive de correr atrás!!

Como sou duro na queda, me pus a trabalhar (eufórico com o empate no último minuto do meu Fogão na casa dos gremistas). Logo de cara, li aqui que o Fedora 16, não reconhece o comando update-grub, só reconhecendo o comando grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg, lí também que não é aconselhável usar o arquivo /boot/grub2/grub.cfg direto, e sim usar o /etc/grub.d/40_custom para introdução de linhas novas no GRUB2.

Isto posto, me pus a trabalhar, conforme segue:

1_ Usei o grub.d/40_custom
# nano /etc/grub.d/40_custom (OBS: O /boot/grub2/grub.cfg, se serve desse arquivo)
e sapequei as linhas do meu XP

menuentry "Windows" {
set root=(hd0,1)
chainloader +1
}
Salvei o arquivo e sai dele


2_Comandei o que deve ser feito no Fedora 16 no lugar do "update-grub"
# grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg 


Salvei o arquivo, rebootei, e o RWindows como era de se esperar, apareceu na relação de S.Os do malfadado GRUB2. Agora só falta ele reconhecer o meu PCLOS que também está gravado no meu HD e, muito embora apareça desde o começo na relação deste, não quer bootar, mas isso é outra estória!!
e fica prá depois.

Inté.!!


Nenhum comentário: