Bom dia a todos,
É isso...voce instala outra distro, e como teu GRUB está funfando que é uma maravilha, voce espertamente e obviamente, procura mantê-lo, somente editando as entradas para que a tal distro nova que voce instalou, consiga bootar.
Voce não é a o único (achou que era mais esperto que os outros né!??) sagaz que pretende fazer isso. Mas as vezes a coisa emperra, a edição do menu.lst (GRUB Legacy), não funfa nem a pau.
_E agora? como vou bootar a parada nova?? e além de tudo, ainda pra piorar as coisas, as distros estão paulatinamente adotando o tal GRUB2, aquela "M"!!, que vem dando dor de cabeça prá maioria de nos usuários "calça branca"
Muita calma nessa hora, voce pode continuar apanhando do teu GRUBinho véio, ou partir para um GRUB externo.
_Mas do que esse cara tá falando?, que papo é esse de GRUB externo!? é isso mesmo, e GAG (Graphical boot manaager) com ele voce instala os GRUBs das distro em suas próprias partições e o nosso amigo aê, se encarrrega de verificar esses GRUBs e bootar os S.Os relacionados, simples assim. Nunca usei e não poderia afiançar o desempenho do GAG, mas confesso que mais cedo ou mais tarde vou partir prá essa solução, tô meio cançado de apanhar de edições e linhas no GRUB Legacy, ou de ficar fuçando na MBR.
Será simples mesmo?, vejamos a íntegra de uma matéria, muito bem escrita por sinal, do nosso colega de vivaolinux...com a palavra meinhardt!!
Citação:
Resolvendo incompatibilidades entre Grub Legacy e Grub2 - para quem usa boot múltiplo
"A chegada do GRUB2 em substituição a antiga versão que ainda segue vigente em várias distros que não decidiram pela migração definitiva tem trazido alguns problemas devido a configuração ou reconfiguração mais complexa no caso do Grub2.
Pessoalmente ainda não encontrei material de orientação em português com a devida profundidade e clareza de forma a dar bom suporte aos usuários Linux menos experientes. Mesmo para aqueles com alguma experiência, o processo de reconfiguração ainda é bastante confuso. Já não basta apenas reeditar um ou dois arquivos alterando seus parâmetros. Os parâmetros a serem alterados, tampouco ficam perfeitamente claros para qualquer iniciante.
segue o link
Boa sorte e bom boot com sua distro nova!
Um comentário:
Não funciona direito com o Grub2.
Tentei usar tempos atrás e não rodou.
E tentei novamente e não funcionou.
Uso o Ubuntu Studio e sempre testo outras distros.
O problema do GAG é a sua documentação que é incompleta.
Li textos em inglês, português e espanhol, e nenhum deles é claro.
Faltam exemplo práticos completos.
A maioria dos blogs copia um texto dizendo que quem usa o GAG nunca perde o Bott.
Isto não é uma verdade absoluta.
O GAG é para usuários avançados.
O programa não pode ser rotulado como "nunca perca o boot".
É mais fácil utilizar as dicas para recuperar o Grub do que o GAG.
O GAG é sofware livre e é claro a inciativa merece todo respeito.
Mas esta longe de ser um aplicativo maduro.
Por incrível que pareça funciona melhor no windows, para instalar outros windows.
E serve bem para recuperar o boot do windows, que é um software pago.
Já para recuperar o boot do linux o programa não é bom.
Postar um comentário