Pesquise no Google direto do Blog!

sábado, 30 de janeiro de 2010

Personalizando o HOSTNAME

Bom dia a todos,

Bem srs, hoje eu cismei de trocar o nome que aparece no meu terminal, procurei no "pai dos burros" eletrônico ( google ) e achei.
Caraca...!!, agora me dei fé de que, mesmo sendo da época do dicionário impresso, já a alguns tempo não procuro nada em um deles, coitadinho!! tá lá jogado e todo empoeirado!!
Depois da sessão nostalgia, aqui segue como fazer a substituição / personalização do nome que aparece no terminal, e ainda por cima trocá-lo de vez, faça o seguinte:

REDHAT LIKE:

1_ Entre como root
2_ Edite o arquivo /etc/sysconfig/network assim:

# nano /etc/sysconfig/network ( use o editor que mais lhe aprouver )
o conteúdo desse arquivo é:
NETWORKING=yes
HOSTNAME=nome que estava
3_ Troque a linha HOSTNAME para o nome que voce escolher assim:
NETWORKING=yes
HOSTNAME= nome que quiser
4_ Salve o arquivo
5_ Saia do terminal
6_ Entre nele novamente e verão, que o nome agora é aquele que voce escolheu, e o que é melhor, rebootando, voce não vai perdê-lo!

DEBIAN LIKE:

1_Entre como root
2_ Edite o arquivo /etc/hostname assim:

# nano /etc/hostname ( use o editor que mais lhe aprouver )
o conteúdo desse arquivo é:
nome que estava
3_ Troque para nome que quiser
4_ Salve o arquivo
5_ Saia do terminal
6_ Entre nele novamente e verão, que o nome agora é aquele que voce escolheu, e o que é melhor, rebootando, voce não vai perdê-lo!


Boa sorte a todos!!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Por que Linux é melhor!!??

OK, OK..!!

Deêm uma olhadinha neste site, é bem bacana e pode ilustrar bem o que todos nós linuxers já dizemos a algum tempo, é só clicar em cada figura alusiva a uma caracetísticas do S.O e ver um breve relato a cerca do quesito escolhido.
Veja aqui no whylinuxisbetter

Boa navegação!!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Firefox 3.6 com a corda toda!!

Bem srs,

Após menos de dois dias do seu lançamento ( 15:30horas de 21/01/2010 ) o Firefox já está, nesse momento ( 11:32horas de 23/01/2010 ), batendo na casa dos 7.100.000 downloads a nível mundial.
Verifique e acompanhe aqui no rastreador de downloads (implementado por Daniel Einspanjer e Dave Dash, dois desenvolvedores do Firefox, ainda nos tempos do Firefox 3.5), em tempo real a evolução dos downloads, e veja onde nos encontramos no ranking, neste exato momento 3ª colocação!!

...e aí, vai fazer parte dessa estatística, ou aguardar a sua distro, no caso do Linux, trazê-lo em seus repos???

Boa navegação!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Epidemic embarcado em Desktop

OK, OK,

Muito boa notícia para os usuários dessa maravilhosa distro; agora o Intradesktop, um mini desktop, aparentemente muito bom e totalmente Slim, vem embarcado com o Epidemic, um grande passo para a disseminação dessa distro.

Frequentemente uma distro Linux embarcada é substituída por "RWindows", quero crer que se deva a baixa qualidade dessas, o que obviamente não irá acontecer com o Epidemic, pois devido ao esmero que lhe é peculiar, muitos daqueles que hoje não usam linux, deverão se render a ele.

Nossas congratulações ao pessoal do Epidemic, mormente ao James por todo o seu esforço em levar sua criação a novos patamares, extensivos a seus usuários que a essa hora devem estar exultantes.

Vide o desktop a que me refiro e suas características aqui ao entrar no site vá a aba Slides de 1 a 7.
Vide também maiores informações no site da própria Intralab e também aqui

Boa navegação!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

The definitive dual-booting guide

Bem meus caros,

Existem muitas pessoas usuárias de linux já cascudas que, por um motivo ou outro, ainda não se desfizeram da instalação do " RWindows ". Por outro lado, existem aquelas que querem usar o Linux, mas não querem deixar de lado o que para estas é um " porto seguro ".
Para esses dois tipos de pessoas, graças ao bom Deus e a tecnologia, existe o dual boot e seus bootloaders. Voce vai achar muita literatura na net acerca de como fazer essa "façanha", mas, nada como juntar todas as variações que possam existir no mesmo lugar não é mesmo!!??
Pois é...e foi exatamente isso que o site apcmag.com fez, juntou as eventuais variações, e as vem atualizando periodicamente, o site está em ingles, mas nada que um pouco de boa vontade não vá ultrapassar.

Prá voce que quer adentrar ao mundo Linux, vale com certeza a pena dar uma olhada para, pelo ao menos, tomar conhecimento de que essa facilidade existe, e de como instaurar o dual boot no seu PC sem muito sofrimento, e prá voce que já milita nesse mundo, um pouco mais de informação é sempre bem vinda não é mesmo!!??

Boa sorte a todos!!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Google PageRank - Conheça a relevância do seu site!!

Voce quer saber o grau de relevância do seu site!!??

Fácil, é só acessar Google PageRank e verificar numa contagem de 1 a 10 a quantas anda o seu site.
Voce também poderá fazer estas verificações instalando no seu Firefox a barra de ferramentas do Google , e nas opções do Google Sidewiki, setar o PageRank.
Acredito que valha como exercício de verificação a cerca do seu esforço em gerar conteúdo na Internet, não vá se desestimular com uma classificação baixa, ou se considerar o "Rei da cocada" com uma nota alta.
O que importa é contunuar trabalhando sempre com objetivo de passar boa informação, seja em que área de atuação for o seu Blog / Site.

Valeu!!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Perdi meu Grub, e agora..!!??

Muita calma nessa hora,

Geralmente a perda do GRUB, ou qq outro boot loader, está relacionado a instalação do "RWindows" posterior a instalação de uma distro Linux, ou mesmo a uma reinstalação do RWindows.
Isso se dá porque o Rwindows simplesmente não respeita o que está escrito na MBR ( Master Boot Record) e "detona" o que acha lá, escrevendo o seu.
Mas nada que não tenha jeito ou crie muita confusão, basta ter alguma paciência e perseverança, o que é uma das características de quem usa o Linux.
Existe inclusive muita literatura sobre esse fato, e poderemos encontar rapidamente a solução dando apenas algumas googladas.

Então vejamos um passo a passo facinho e rápido:


_Boot com um LiveCD
_CTRL+ALT+F1 ( para ir ao terminal)
_ Entre como SU ( super usuário )
# Grub
# find /boot/grub/stage1 ( para localizar onde está escrito o boot )
# root ( hdx,y ) ( onde x e y são as condições localizadas no comando anterior )
# setup ( hdx )
# quit ( sai do comando Grub )
neste ponto o Grub já está restaurado na MBR e o ideal para essa percepção seria rebootar o S.O.

Outro modo de fazê-lo, seria montando a partição onde está o Grub:

_Boot com um LiveCD
_CTRL+ALT+F1 ( para ir ao terminal)
# fdisk -l
# mkdir /mnt/hdxx
# mount /dev/hdxx /mnt/hdxx
# chroot /mnt/hdxx
# update-grub
# grub install /dev/hdxx
# exit
# umont /mnt/hdxx

Ainda:

_Boot com um LiveCD 
# fdisk -l
# mount -t ext4 /dev/sdax /mnt
# grub-install --root-directory= /dev/sda
OBS: Onde sistema de arquivos é EXT4, e a partição Linux é sdax, troque esses campos conforme a sua configuração.


Esses são alguns dos métodos para realizar a restauração do GRUB, existem outros, mas acredito que são variações dos mesmos, eu já usei e posso afiançar que realmente funciona e a restauração do boot loader se dá a contento. Tomara que voce não precise usar, mas caso precise, faça bom uso e depois me conte ok!!??

Boa sorte a todos!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Inteligweb - voce conhece!!??

Se voce não conhece, já está passando da hora de conhecer e desfrutar.

Essa é uma iniciativa da Intelig Telecom, Intelig Telecom Empresa de Telefonia de âmbito nacional, instalada no país desde o final de 1999, com cerca de 500.000 km de fibras lançadas em todo o território nacional, que agora faz parte da família TIM.
Se cadastrando, voce poderá usufruir dos famosos " piis " que nada mais são do que a moeda de troca relativa a navegação ( via modem discado )os quais voce ganha e depois troca por mercadorias variadas nas Empresas participantes.
Mas se voce não ficar tentado a botar seu velho modem para funfar ( posto que voce já dispõe de banda larga ), mesmo assim o site te proporcionará outras tentações, pois dispõe de um excelente email com 5 Gigabytes de espaço, onde voce mesmo poderá arbitrar e particionar, digamos, sub-espaços para Fotolog, o próprio email e ainda por cima um excelente Disco Virtual.

Mas nada melhor do que conhecer em loco essa iniciativa, e para tal, segue o caminho das pedras, Inteligweb

Boa sorte e bom divertimento!!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Alliance Brazil Travels - Turismo

Olá pessoal

Voces querem aproveitar suas férias e finais de semana com segurança e despreocupação?? então deixem todas aquelas questões burocráticas, as buscas intermináveis, horas comparando os melhores valores com a Alliance Brazil Travels, e viajem tranquilos.
Com a Alliance Brazil voces só terão que escolher o destino, arrumar as malas...e...boa viagem!!

Citação:

"Alliance Brazil Travels é a Operadora de Turismo brasileira com experiência em atender seus clientes com qualidade e compromisso. Viagens de lazer, negócios, cultura, congressos, convenções, ecoturismo, grupos especiais ( solteiros e idosos ) e cruzeiros marítimos ( MSC Cruzeiros e outros), qualquer que seja seu sonho, fale com a Alliance, realizaremos para você.
Nossos serviços são diferenciados, pois acreditamos que cada cliente necessita de atenção e atendimentos exclusivos.
Com escritório em Copacabana, no coração turístico da cidade do Rio de Janeiro, e representação na Alemanha, através da Operadora SouthAmerica Classic, a Alliance Brasil leva você e sua família ao destino escolhido.
Se você busca profissionalismo, qualidade, melhores preços e principalmente exclusividade no atendimento, fale conosco.
Alliance Brazil Travels, uma empresa que valoriza seus clientes, com o devido respeito e carinho especial que cada um merece ter."
Por: Ana Luiza Barros ( Diretora)

Visitem o site Alliance Brazil e boa viagem

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Clube das lambidas

Calma srs (as),

Não se trata de algo que fuja ao pudor, ou fira a honra de quem quer que seja, muito pelo contrário, trata-se de uma iniciativa muito legal, digasse de passagem!!

Do que se trata afinal!!??, trata-se de um gesto de carinho para com os animais abandonados, sejam eles cães ou gatos, resgate, cuidados e encaminhamento para adoção desses animais .

Mas nada como dar uma passada no site e verificar por voces mesmos ao que me refiro
veja aqui

Colabore como puder, vá a um bingo que seja, se torne contribuinte eventual ou não, e tenho certeza voce se sentirá um ser humano melhor.

Um abração prá "Super tia Verônica" e que ela continue tocando esse empreendimento firme, forte, e com todo esse amor e carinho que a caracteriza nesse novo ano que hoje começa.

Um beijão do teu amigo Beto!!

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

QuickPost Quickpost this image to Myspace, Digg, Facebook, and others!