Pesquise no Google direto do Blog!

sábado, 28 de maio de 2011

Gnome 3 x Unity

Bom dia a todos,

Bem srs, dias desses, eu estava com vontade de conhecer o Gnome3, e como estava funfando com meu openSUSE, começei minha "faina". Instalei o 3 e tentei funfar com ele; até que funfou, mas sem a barra lateral e as outras frescuras.
Como o Gnome3 é muito novo, eu postei no fórum do open minhas lamúrias de não ter conseguido funfar a contento, aguardando alguma boa alma que me pudesse ajudar, mas tudo que consegui foi:
_"Aguarde o pacote estar mais maduro!"

E então o que me restou foi aquiescer e aguardar. Aquiescer sim!, desistir nunca!, queimei uma mídia Live CD do Fedora 15 que usa o 3 por default, torcendo para que, fosse o openSUSE que teimava em não funfar, mas qual nada!, o Fedora ficou igualzinho!, sem barra lateral, etc, etc.
Dessa vez, procurei me aprofundar mais no assunto e verifiquei que o Gnome3, pede placa de vídeo com aceleração 3D, e a minha, on board que é, não tem essa condição, estava respondida minha pergunta do proquê não ter funfado, nem no Fedora e nem no openSUSE!!.

O que fazer? esquecer o novo ambiente gráfico?, que nada, como sou "carne de pescoço", continuei minha busca.
Hoje de manhã, procurando informações sobre o ubuntu 11.04, que funfa Unity, fui até a wiki clique aqui em "Entenda o Unity"...> Guia do usuário Unity...> Questões comuns...> habilitando o unity 2D.
Ou seja, embora o Unity, também precise do 3D para funfar, ele proporciona essa variante para nós, que somos daquela classe quase em extinção, dos que não possuem placas de vídeo poderosas.

Voce que é inteligente, está se perguntando mas o que tem a ver o Gnome 3 com o Unity??, é que ao menos visualmente, eles são análogos ora bolas!, e creio eu que a experiência de usabilidade deva, em tese, ser meio que igual, ou não!?, glup!
Resumindo, se o unity me dá essa opção, já tô queimando um ubuntu 11.04 prá ter a minha tão sonhada experiência com um novo ambiente gráfico.

Posto o resultado dentro em breve, ok??

Boa sorte a todos!!

Nenhum comentário: