Pesquise no Google direto do Blog!

sábado, 24 de setembro de 2011

A dificil vida de um Vírus no Linux!!


Bom dia a todos,


É sempre bom lembrarmos de como o Linux é hostil a vírus não é mesmo?.

Por isso, hoje posto prá voces uma excelente matéria do Vivaolinux onde nosso colega Rafael da Siva Rosa (rafaelrsr) nos brinda com explicações bem costuradas do como e do porque a vida dos vírus é bem difícil de se manter em uma distro Linux.

Citação

"Os vírus e a plataforma Linux

Porque o Linux é hostil para os vírus?

Para que um vírus infecte um programa executável num sistema com kernel Linux, numa distro GNU/Linux o executável precisa ser um arquivo com permissões de escrita para o usuário que esteja ativando o vírus. Tal situação é incomum.

Numa instalação desktop, via de regra os arquivos executáveis têm como dono (owner) o administrador do sistema (root), e rodam em processo de usuário comum. Ou seja, a partir de uma conta não-privilegiada. Além do que, quanto menos experiente for o usuário, menos provável que tenha ele mesmo feito a instalação do executável e, portanto, que seja o (owner) do arquivo correspondente. Assim, os usuários de Linux que menos entendem dos perigos de infecção viral são os que têm pastas pessoais (diretório home) menos férteis para isso.

Ainda que um vírus consiga infectar um programa executável, sua missão de proliferar-se esbarra..."

Vejamos a íntegra aqui no vivaolinux

Boa sorte e segurança na navegação com Linux!

Nenhum comentário: