Pesquise no Google direto do Blog!

domingo, 2 de outubro de 2011

Virtualizando RWindows dentro do Linux



Bom dia a todos,


Bem srs, ontem eu cismei de virtualizar a "coisa" dentro do Linux, já tinha feito isso a tempos imemoriais e não estava me lembrando do procedimento, então prá mim foi como se fosse a 1ª vez (e dizem que a 1º vez, não se esquece...hahaha, eu esqueço!!)

Então vejamos os ingredientes

1_S.O usado como hospedeiro...> Mint LMDE
2_Virtualizador usado.........> VirtualBox
3_S.O hóspede.................> Rwindows

_Tentei instalar o VirtualBox direto dos repos do Mint com apt-get install virtualbox, mas deu um monte de erros que, realmente eu não estava nem um pouco a fim de sanar por pura preguiça mental e não vai aqui nenhuma crítica ao Mint, que é uma senhora Distro!!, então parti prá uma coisa, digamos, por fora.

Seguem os passos:

1_Em terminal:
# apt-cache search linux-headers-$(uname -r)...verifica qual o kernel em uso, esse comando seria dispensável, mais o próximo não!
# apt-get install linux-headers-$(uname -r) esse comando instala pacotes que são indispensáveis para o bom funcionamenteo do VirtualBox, e devem estar instalados antes dele próprio.

2_Na Internet:
_Fui ao site do VirtualBox...> aqui cliquei em "All distributioons...> i386" começa o download.

3_No seu PC:
O pacote foi baixado em .RUN, formato que foi citado aqui recentemente, mas como sou piedoso, não vou fazer voces procurarem, segue como instalar esse tipo e pacote:

3.1_Vá a terminal e faça;
# cd pasta (ou seja, vá até a pasta onde voce baixou o pacote)
# chmod 777 pacote.run (dê autorização ao pacote)
# ./pacote.run (o pacote começa a ser instalado)
O VirtualBox vai ser instalado em /opt/VirtualBox e vai colocar uma entrada em
...> Menu...> Sistema
3.2_Chame o VirtualBox e faça as configurações nescessárias para a VM, diga a ele que voce quer pegar a fonte de um CD/DVD
3.3_Espete o CD bootável do XPzão!!
3.4_Deixe a parada fluir como fluiria numa instalação comum, não faça nada até a instalação terminar, e ao final voce terá o XP funfando dentro da sua VM.


Boa sorte e boa virtualização prá todos!!

2 comentários:

Michael Martins disse...

Cara, instalar o Sistema Amaldiçoado nem é tanto dificil. Dificil mesmo é usar Webcam no Virtualboy pra poder usar no MSN de vez em quando e não precisar usar dual-boot com o Ruindows.

Se descobrir como faz, da um help ae :D

RWagner disse...

OK xGrind, o problema é que se voce está se referindo ao virtualBox que está nos repos do Mageia, (VirtualBox OSE) realmente ele não tem suporte ao USB, e nem adiciona o vboxuser em users.
Se voce quiser fazer a tua Webcan funfar, vai ser preciso desinstalar a versão OSE e instalar esse que segue aqui no post, depois verifique se o vboxuser foi instalado e acrescente o teu user a ele, reinicie o PC e ao ativar a VM, voce verá os USBs que estão espetados no teu PC!