Pesquise no Google direto do Blog!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Linux e as Interfaces Gráficas

Bom dia a todos,


Bem srs, há gente por aê que ainda acredita que nosso amado Linux, ainda é uma tela preta, voltada para os cabeções da área de informática, e portanto completamente inoperante para meros mortais.
A algum tempo atrás, (digamos a cerca de + ou - 15 anos ) isso era verdade, mas de lá prá cá, quanta diferença!!

Mas, como se deu essa passagem da tela preta para uma interface homem máquina mais amigável? Vejamos: tudo começou bem antes do próprio Linux, quando o Instituto de Tecnologia de Massachusets - EUA (da sigla MIT em ingles), criou o X-Window (ou somente "X") oriundo do projeto Athene.

A idéia básica da coisa, foi criar um programa na "camada" de software, escrito em "C" para UNIX, onde janelas feitas com ponteiros programados nessa linguagem, pudessem trabalhar e rascunhar para qualquer S.O, ou máquina em rede, portanto Multi-arquitetura (Daí para portar para o Linux, foi "mamão com açucar")

1ª Analogia:

...> Pode-se dizer então, que o X, é um "esqueleto" de moldura ou gabarito, capaz de montar janelas em qualquer S.O (Multi-plataforma)

Funcionamento:

...> Ele roda um conjunto de processos cujo principal, o Xorg Server (servidor de janelas) monta a esquadria, a moldura da janela usando o TWM (Tom's Window Manager), como gerenciador para que a coisa toda flua.
Em cima dessa moldura, os gerenciadores mais modernos (Metacity, Kwin para Gnome e KDE respectivamente) rodarão, modificando, ou mesmo substituindo o TWM.

Vejam uma imagem do TWM:


Resumindo: Os gerenciadores são a base das interfaces gráficas no Linux, e é graças a elas que voce não vê mais uma tela preta, sem graça e feita para os Nerds de plantão (não confundir isso com terminal "shell" ainda presente no Linux)

2ª (e última) Analogia:

Fazendo uma elocubração, de que a tela do seu PC, seria um quadro, a coisa ficaria mais ou menos assim, levando em conta que voce usa Gnome ou KDE:

_Esquadria.....XWindow
_Moldura.......TWM
_Tela branca...Gerenciador de Janelas ( Metacity, Kwin)
_Tinta.........Ambiente gráfico.......(Gnome , KDE )

OK, Srs, eu fico por aqui, mas quem quiser se aprofundar mais nessa questão de Ambientes Gráficos e Gerenciadores de Janela, é só colocar exatamente assim em pesquisa Google e voce terá um mundo de opções para saber mais sobre o tema.

Bao sorte a todos!!

Nenhum comentário: