Bem srs,
Como prometido em post anterior, segue minha saga para atualização do Fedora 12 p/13 utilizando o preupgrade, a referência para a realização dessa tarefa, saiu do blog do Tchello Mello naquela oportunidade com upgrade do 11 para o 12, mas do 12 para o 13, que é o meu caso, seria a mesma charopada, segue:
1_ 28/05/10 Atualização do Fedora 12, (condição para atuação do preupgrade a contento), com cerca de 400Mbts posto que a muito não atualizava o S.O.
Acabei e fui "drululú" que já era tarde prá caraca!
2_ 29/05/10 De 09:30 ás 14:29hss terminando a 1ª parte conforme o tuto do Tchello, ou seja, contabilizem em torno de 5 horinhas!
3_ No boot o S.O entrou já com o instalador do 13 mandando ver, mas ocorreram bugs, mormente relativos a entradas no fstab, sai do boot do 13, rebootei e escolhi o boot do 12 no grub, bootei com o 12 e alterei as linhas do fstab que o 13 pediu, assim:
/dev/sda1 em ntfs-3g (linha no fstab)....alterei para ntfs
/dev/sda4 em reiserfs (linha do fstab)...alterei para ext4
/dev/sda6 em reiserfs (linha do fstab)...alterei para ext4
# comentei a linha relativa a swap
Contabilizem nessa brincadeira mais meia horinha 14:30 ás 15:05hs
4_ Após, rebootei e escolhi no grub a linha do 13 para instalar, e dessa vez não teve erro
começou a ocorrer a 2º parte da instalação, (siga o tuto do Tchello) ou a instalação propriamente dita, com cerca de 1193 pacotes de 15:10 ás 16:45hs ou mais 1:35hs
5_Acabada a instalação o S.O rebootou sozinho e bootou normalmente com o 13, ele mesmo se encarregou de limpar o grub, retirando o Fedora 12 de lá, e o que é mais importante, preservou todos os outros S.Os que tenho em meu PC.
Resumo:
Aparentemente o Preupgrade faz o que se propõe, mas se voce for somar tudo, no meu caso, ficou por volta de 7:10hs na frente do PC para ter o S.O funcional, e atualizado para versão mais recente, ao passo que voce, não levaria mais de uma hora (obviamente se já estivesse de posse da ISO) para fazer uma instalação limpa do zero. Isso por si só, já joga contra esse formato de upgrade, mas ideal mesmo seria se nosso Fedora fosse uma "Rolling Release" tal qual o é, o Archlinux, mas quem sabe um dia cheguemos a esse patamar!?? o que, esperamos seja num futuro beeeeeemmm próximo!!
Boa sorte, e bom upgrade de versão a todos, seja ela via preupgrade ou limpa, do zero!
Nenhum comentário:
Postar um comentário