Pesquise no Google direto do Blog!

sábado, 24 de março de 2012

Novo caminho para as distros Nacionais!!?? - União livre seria o ideal?

Bom dia a todos,


Como de sempre, fazendo minha ronda em sites Linux ou de tecnologia, me deparo com a seguinte chamada no br-Linux

"UniaoLivre – Um novo caminho para as distribuições nacionais"

Para ser sincero, eu vejo isso com bons olhos, afinal, uma distro nacional forte, encabeçada pelos desenvolvedores nacionais, que são sem dúvida alguma, dos melhores do mundo, seria algo a ser levado em conta e digamos..."muito em conta!!" .
Mas como disse no meu comentário lá no br-linux...

 "Eu apoio uma distro Brasileira única e forte o bastante para encarar as grandes, mas, será que os cabeções das distros nacionais, vão deixar de lado seus próprios egos abrindo mão dos seus próprios nomes de Distro ( Big Linux, Epidemic, Dreamlinux e outras mais) em nome de uma que venha a se chamar “UnionLinux” por exemplo?
Isso eu gostaria de ver com meus próprios olhos!"

Seria isso possível a curto / médio prazo?, só o tempo dirá! e quando coloco o fator "ego" como ingrediente na coisa, dou a minha própria mão a palmatória, se eu tivesse desenvolvido por exemplo a "Betux" ou a "Betolinux", confesso que não gostaria nenhum pouco de usar o nome de outrem, em detrimento da minha cria, afinal, qual é o pai que quer matar um filho seu?

Já pensaram uma distro brasileira, forte e pronta para enfrentamentos de qualquer monta, encabeçada por, por exemplo: James Benedicto, Bruno Araújo (bigbruno) Carlos Lorenzon (sl4vezero)?? isso só para dizer alguns dos que tenho tido o prazer de lidar.

Aguardemos os desdobramentos disso,

Ah, sim....segue a integra da matéria, ...e voce, vai assinar a subscrição?
...> uniaolivre-um-novo-caminho-para-as-distribuicoes-nacionais/

Boa sorte a todos!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Votado em: "Muito boa a ideia, mas vejo muitas barreiras"

Motivo:

Concordo com a ideia de se unir e nesse projeto criar aplicativos para o GNU/Linux por esses gênios brasileiros que temos ai, mas também concordo com um amigo nosso que acha que o texto foi mal elaborado ou mal pensado (parece coisa feita pelo Creto, mas não foi...) nesse assunto posso me prolongar, pois o primeiro CD de distribuições Linux, que queimei com meu PC foi o do BigLinux o outro me veio pelo correio pelo extinto "shipit" da Canonical, então com isso tenho a admiração pelo jovem desenvolvedor, que a pouco mais de um ano atrás me fez ver com seu BigLinux que os PCs não são apenas $$$$$$.
Mas que eu gostaria muito de ver esse conjunto de aplicativos feitos por eles podendo rodar em ubuntu's, fedora, mageia, debian e etc, pois é esse a real intenção do projeto criar aplicativos para o GNU/Linux (o que todos sabemos que a princípio é a real carência do GNU) e não criar mais uma distro isso seria visto depois como diz o próprio idealizador desse projeto BigBruno.

No que penso é isso o texto precisa urgentemente ser revisado, por falar em fim de egos e mostrar coisa diferente a uma leitura a olhos nus. (Olhos nuns>sinônimo>ler rapidamente sem procurar saber o que realmente o projeto propõe)

Bruno Cabral disse...

Visto que as visões são diferentes, duvido muito. Uma unica distro é utópico e lembra mais um aspecto das ditaduras sanguinárias, coisa que não simpatizo. Prefiro o dialogo, do que essa ideia surreal e esdruxula. O dialogo e a cooperação mutua, vale mais que uniões que muitas vezes acabam em desastre, vide o caso Kurumin

Milanos disse...

Sinceramente, num ambiente desses será possível uma distro "união livre" - já escrevi ha tempos passados: porque não #UNILUX...mas...continuando, afirmar que os "desenvolvedores" brazucas são dos "melhores" do mundo é exagero.Não conheço nenhuma distro nacional que não seja a maquiagem de uma já existente...daí...reconheço que só existem mais polpulares os Debian e RPM - Red Hat com base das demais.Quem sabe se não é a hora de juntar essa gente toda e fazer uma distro que tenha características próprias para o portugues e fazer com que o Governo a reconheça e a use, com fizeram com o Broffice...