Pesquise no Google direto do Blog!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A história secreta dos computadores




Boa noite a todos,

Faço questão de copiar até mesmo o título dessa matéria que saiu a poucos dias no hardware.com (ex guiadohardware), onde nosso amigo Morimoto, nos brinda com esse excelente apanhado sobre a evolução do computador, desde a pedra lascada até aos dia atuais, com o uso do chip.
Nele nosso "guru", descreve alguns passos dessa saga, e prá quem gosta de tecnologia é uma leitura imperdível, vejamos:

Citação:

"Embora os eletrônicos sejam uma tecnologia relativamente recente, com menos de um século, a história dos computadores começou muito antes.

Em 1901 um estranho artefato de bronze foi encontrado no meio dos destroços de um antigo navio romano que naufragou próximo à costa da Grécia. Ele era um pouco maior que uma caixa de sapatos e aparentava ter partes móveis, mas a oxidação transformou tudo em uma peça só, o que tornou a identificação quase impossível:

Em 2006 foi descoberto que ele era na verdade um computador mecânico, destinado a calcular o movimento dos astros e prever eclipses, cujas engrenagens competiam em sofisticação com o trabalho de relojoeiros da era moderna.

Até mesmo os Astecas (que sequer usavam ferramentas de metal) desenvolveram máquinas de calcular destinadas a calcular impostos, que eram baseadas em cordas e polias. Infelizmente não se sabe muito sobre o funcionamento delas, já que elas foram todas destruídas pelo colonizadores espanhóis, que viriam a entender a utilidade das calculadoras apenas alguns séculos depois..."

Vide a íntegra aqui

Boa leitura a todos!!

Nenhum comentário: