Pesquise no Google direto do Blog!

sábado, 18 de junho de 2011

Chegando o Tinycore 3.7!!

Bom dia a todos,

Bem srs, confesso a voces que, apesar de ja ter baixado algumas isos de distros minimalistas e as testado, como os Puppy e Slitaz, confesso que, nunca fiquei muito seduzido a instalar nenhuma delas em meu PC, as usando apenas como um meio de conhecer o que anda pela ai.

Pois bem, ontem a noite, fazendo minha ronda pelos sites de praxe, encontrei essa chamada para o Tinycore 3.7 aqui no hardware e fiquei inclinado a instalar o `bichinho ` em meu PC; ainda mais com os meros 45 MBTS, que a dita FULL version ( multicore ) anunciava.

Mas o que me deixou curioso mesmo, foi poder instalar o Tinycore, dentro da propria distro que eu estava usando naquele momento!, mas como fazer isso??, magicamente??, qual nada!, vide aqui no hardware novamente

Se voce achar o texto ai muito grande, segue aqui um passo a passo da parada:

_Baixe a media...> aqui
_Depois crie com mkdir os diretorios /tce e /home/tc, na distro`hospedeira`, para poder criar a persistencia dos modulos a serem baixados posteriormente no Tinycore ( lembre-se que nosso amigo e minimalista )
_Crie tambem com o mkdir o diretorio mnt/iso na `hospedeira` para montar a iso baixada
_Monte a iso com mount -o loop nome do arquivo*.iso /mnt/iso
_Va ao arquivo montado e copie os bzImage e tinycore.gz, para dentro do /boot da sua distro, `hospedeira`
_Por fim, edite uma entrada para o seu GRUB, assim:

title tinycore
root (hdx,x) obviamente o hd onde esta a sua distro `hospedeira`
kernel /boot/bzImage quiet xsetup
initrd /boot/tinycore.gz


Salve o arquivo, reboote e teremos o tinycore novinho em folha pra podermos brincar!!

Para aumentar o prazer em usar a distro, voce vai achar `N` pacotes em AppBrowser, acesse indo a uma area vazia do desktop, clique com o direito do mouse...> System tools...>AppBrowser, e adicione o que voce quiser!
Para maiores voos, segue um site bem legal sobre o Tinycore...> gr8idea

Eu fico por aqui, ate mesmo porque vou ter de aprender a usar nosso amiguinho, se voces perceberam, ainda `n'ao` esta com o teclado em portugues, vou ter de descobrir como realizar a `fa;anha` tal qual voces ok?

Boa sorte a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Wagner. Muito bom !!!
Acabei de ler o artigo do Morimoto e encontrei o seu.
Sou newby em linux desde Nov2010. Porem conheço o DOS desde 1970.
Sou amante do TinyCore e Slitaz para testar placas mãe recuperadas. São fantásticos na rapidez e eficiencia.O TC é fenomenal em Streaming com o Xmms e Oss. Uso o Shoutcast.com para baixar links .pls.Estou montando um Cd personalizado do TC, mas estou com dificuldades de fazer o mount loop da iso usando uma outra distro.
Podes me ajudar?
Posso montar o TC completo num pendrive e copiar os files instalados para a nova imagem iso?
Posso passar meu Email.
Desde ja many,many tks.

Obs:Aqui vai o link do teclado ABNT2.
http://forum.tinycorelinux.net/index.php?action=printpage;topic=956.0


DrFutrik, Americana,SP.

Anônimo disse...

Adicionando ao comentário anterior
RWagner
Sua dica sobre o gr8idea foi ótima.
Esclareceu parte das minhas duvidas.Pesquisei depois.
Foi o sistema mais simples que encontrei na Web para remasterizar o TC.
Aqui posto o link:

http://gr8idea.info/os/tutorials/tiny-core/modified-cd.html

Como newby eu não havia entendido como vc e o Morimoto haviam feito o download da iso para dentro de outra distro.Faltou mencionar a distribuição que vcs usaram e o commando para fazer o download.
Minha idéia sobre instalar o TC num pendrive então é valida.Posso testar e modificar a vontade e depois remasterizar.

Aos colegas que tem dificuldade para Boot em Pendrive aqui vai a dica:
Montar um LiveCd do Plop.Ele da opção para boot USB. Eu uso este processo para atualizar Bios de placas problemáticas e não precisa do Grub.Tem tambem uma variante para boot em floppy.
Completando:
Eu uso o Slitaz para backups de Hds corrompidos.O Slitaz é excelente por causa das telas gráficas. Vc pode colocar varias telas no Desktop e usar copy and paste para backup.Eu uso um HdUsb de 160 Gb e funciona perfeitamente.
Abraços

DrFutrik, Americana,SP.