Pesquise no Google direto do Blog!

domingo, 14 de novembro de 2010

Fazendo filme(s) com a(s) própria(s) tela(s) do PC - usando Ubuntu / Epidemic

Bom dia a todos,

Essa dica é para aqueles que querem se iniciar (e me incluo nessa categoria) na realização de pequenos filmes, capturados da própria tela do seu PC, com os mais variados objetivos, sejam eles criar vídeo aulas, prá "aparecer" prôs chapas, ou com intenções mais nobres: postá-los no YouTube, como forma de disseminar o conhecimento.
Sendo isso, ou aquilo, voce pode lançar mão de um pacote,que na minha opnião é bem fácil de manipular, o recordmydesktop. Nosso amigo consta nos repos do ubuntão, e também nos do Debian like (que é o caso do Epidemic) então, é só mandar ver na linha de comando ou via synaptic.

$ sudo apt-get install gtk-recordmydesktop recordmydesktop

O 1º é um frontend para o 2º, que é o pacote propriamente dito, depois da instalação, nosso amigo vai aparecer na aba:
Gnome: Aplicativos...Multimidia...Desktop recorder (Ubuntu)
KDE: Menu K...Multimídia...Desktop record (Epidemic)
clique nele para chamá-lo, olha a telinha dele aê!!











Se voce observar, na aba avançado, há um monte de parâmetros que podem incrementar a experiência da criação de filmes. Voce pode optar por gravar em uma pasta específica e o arquivo terá o nome de out.ogv (que é o formato do pacote).
Ao clicar em gravar, a telinha some, e a parada a partir daí, já estará funfando e gravando todo o manuseio da(s) tela(s).
Para parar, é só clicar no ícone que segue na barra, (seja ela, onde voce a colocou, em baixo ou em cima) vai aparecer uma janela de conversão de pacote, e ao final, é só ir ao arquivo e ver como ficou, simples assim.

Vou deixar por conta da imaginação de voces, a questão da edição do filme, qual seja, juntar uma música a ele, gravar sua voz no microfone, etc, etc. Para isso voce pode usar o pitivi, o kdenlive ou outro programa de edição de imagens que lhe aprouver. Isso fica como dever de casa, até mesmo porque vou aprender junto com voces, e prá isso o que não faltam são tutoriais, ok!?

Boas gravações/edições e quiçá produções de conteúdo no YouTube

PS: Essa dica e a instalação dos pacotes foram feitos no ubuntu 10.10, e no Epidemic 3.2-2

Nenhum comentário: