Pesquise no Google direto do Blog!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Quero instalar outro S.O, como mantenho íntegro o GRUB que já está na MBR??

Bom dia a todos,

Essa é uma dúvida que paira sempre em nossas cabeças não é mesmo?
Vejamos, a primeira coisa que deve se ter em mente, é que o GRUB que voce usa hoje, está instalado na MBR (Master boot record), e se ele está funfando bem, deve permancer lá!
Partindo desse princípio, o cuidado que se deve tomar, seria: não instalar o GRUB do novo S.O nessa MBR! se não, há grandes chances desse novo GRUB não reconhecer os outros S.Os instalados, e então o boot desses, vai pro vinagre.
Não que voce não consiga concertar as coisas, mas prá que dificultar se voce pode facilitar?

Então, a opção seria essa, não sapecar o GRUB novo na MBR! e a primeira parte do "embroglio" já estaria resolvida, mas ... e o boot?? vejamos:

Opção 1_Ao instalar o novo S.O, não instalar o GRUB desta.
Opção 2_Ao instalar o novo S.O, instalar o GRUB na própria partição desta.

Por quê essas variações?, porque existem distros que criam linhas de comando de boot bem peculiares, enquanto em outras, as linhas podem ser editadas no GRUB existente na MBR de maneira mais amigável.

Vou dar um exemplo prático; a alguns dias, comprei um segundo HD e instalei uma distro sem GRUB algum, e foi só editar o meu GRUB Legacy que já estava na MBR, com linhas de comando contendo o label do kernel e tudo correu bem no boot. Já tentando instalar outra distro, e tentando fazer o mesmo, não consegui de jeito algum. Resultado, tive de reinstalar essa última, e instalar o seu GRUB2 na própria partição, daí copiar as linhas pertinentes prô meu GRUBinho véio.
Voce percebe a diferença?, essa segunda distro, fez umas linhas de comando estranhas cheias de "não me toques" e como não tenho bola de cristal, só reinstalando e vendo as linhas do grub dela, para poder editar o GRUBinho véio!

Bem srs, esse tema é muito farto e com algumas variações, não quero e não posso aqui, esgotar todo o manancial de informações "about this", só restará a voces, ler bastante sobre o assunto e eventualmente passar por alguma dificuldade para avaliar o que seria melhor fazer. Vide também uma postagem de agora a pouco, versando sobre o mesmo tema.
segue o link

Boa sorte e boa edição do GRUB prá voces!

2 comentários:

Malkav disse...

Olá Rwagner, acabei de encontrar seu blog e acho que talvez vc possa me ajudar. Faz dois dias que instalei o Fedora 14 no meu note, bom depois de instalado seguindo as dicas do fedoraproject executei algumas apps e resolvi conectar à internet. Nesse momento meus pesadelos afloraram, embora o Fedora veja a minha conexão wireless, o sinal e o nome, ao informar a senha ele não conecta tenta tenta e não consegue, eu uso um roteador D-link wireless, por favor você pode me ajudar?
Grato Erike (erikepc@hotmail.com)

RWagner disse...

Ok Irathel,

Eu te aconselharia a se inscrever em um desses dois fóruns, ou mesmo nos dois:

http://www.fedora.org.br/
http://www.projetofedora.org/

São os dois melhores sites/fóruns sobre Fedora no Brasil e tenho certeza de que em um deles voce encontrará a sua resposta.

Boa sorte!