Pesquise no Google direto do Blog!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Será o Rolling Release o caminho a seguir!?



Bom dia a todos,

O que...? eu não sei nem o que é!, não sabe mas ainda vai ouvir falar muito nisso,(a grosso modo, a tradução do segundo termo seria uma “versão contínua”, em constante desenvolvimento) e eu ferrenho adepto desse, digamos, "Modelo de Desenvolvimento" de distros, torço para que ele venha a se tornar realidade em todas as distros, sim!, em todas!

Mas isso é pensamento meu, e acredito, também o seja de uma grande parcela de linuxers, que como eu, já estão de saco meio cheio de 6 x 6 meses, alterar a sua máquina. Imagine voce, nunca mais ter de baixar nenhuma grande versão, do seu S.O favorito, ficar com ele só atualizando, sem nunca ter de fazer uma grande revisão ou instalação, isso seria o Rolling relesase, vou dar um exemplo prático logo abaixo:

...A poucos dias atrás, saiu o Fedora 14...eu tenho o 13 instalado, e se eu quiser estar na linha de frente com meu S.O super atualizado, devo baixar a ISO desse novo, formatar a minha partição do 13 e sapecar o 14 no lugar dele. Muito, mas muito sacal mesmo, não é?? isso sem falar que o Fedora solta nova ISO de 6 em 6 meses!! se ela fosse Rolling as atualizações seriam constantes e nos pouparia desse trabalhão!!

Entenderam a diferença entre Modelo tradicional de versões de distros x modelo Rolling release??
_Oba!!...quero Rolling release já!!, quais distros se encontram nesse patamar??
_Posso te dizer que são poucas, e são encabeçadas pela gigante Debian, versão testing, pelo Archlinux, pelo Gentoo, também aparecem o PCLinux e algumas outras poucas, de menor expressão.

Para se aprofundar mais um pouco a respeito dessa metodologia, deixo voces com uma matéria do Augusto Campos, onde brilhantemente discorre sobre o assunto ibm/developers o Augusto prá quem não sabe, é o mantenedor do site BR-Linux.org o qual dispensa comentários.

Em tempo: O nosso EpidemicLinux, está a passos largos, prestes a se tornar também uma Rolling relesase, e acredito que deva ser a 1ª Tupiniquim a alcançar esse patamar, já temos nosso próprio repo e dentro de, quero crer, mais duas versões, alcançaremos esse objetivo, dê uma olhada no nosso site aqui Epidemiclinux , quando rolar eu volto correndo para divulgar essa façamha, assim que ela ocorrer, voces não perdem por esperar!!

Boa sorte a todos!!

Nenhum comentário: