Pesquise no Google direto do Blog!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Selinux gritando!!??

Bem srs,

Após instalar o Fedora 12, percebi que o selinux estava "gritando" por algo, resolvi então postar minha dúvida na comu, vide aqui
Como voces puderam perceber lendo aê na postagem, eu como não entendo "necas de pitibiriba"
(hummm, essa é muito velha!!! preciso mudar meu repertório!) de ingles, tive alguma dificuldade para entender o que se poderia fazer para "estancar" o tal problema.
Mas como meu selinux estava no modo "permissivo", já era um bom caminho andado para a resolução.
Nunca havia mechido em selinux, nem tão pouco me preocupado com ele, mas como tudo tem sua hora...

...dei uma googlada e nesse site vi como atuar no selinux.

Resumindo:

[rweu@localhost ~]$ getenforce
Permissive
[rweu@localhost ~]$ su
Senha:
[root@localhost rweu]# setenforce 1
[root@localhost rweu]# getenforce
Enforcing
[root@localhost rweu]#

Passei a parada para "enforcing" mas ao rebbotar o PC, o selinux volta para "permissive", o que fiz foi então, editar o arquivo dele assim:

# nano /etc/selinux/config, e na linha referente ao modo, troquei de permissive para enforcing, rebootei o pc entrei no selinux de novo e dessa vez, aparentemente o enforcing se fixou, mas mesmo assim o selinux, ao atuar, voltava a dizer que estava no modo permissivo.
Atuei novamente e desta feita o que fiz foi:
# touch /.autorelabel
# reboot
Isso teve de ser feito via terminal, pois, não sei porque "cargas d'agua" meu S.O, não tem a ferramenta gráfica system-config-selinux, ao rebootar, percebi mensagem dizendo que o S.O estava refazendo a questão do selinux, e foi grande a demora dessa primeira vez. Em um segundo reboote, tudo normal.

Quero crer que agora o selinux irá barrar o tal pacote, até que eu tome vergonha na cara e vá aprender ingles!!

Boa sorte a todos

Nenhum comentário: