Pesquise no Google direto do Blog!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Atualizando o GRUB2 do ubuntu, após instalação de outro S.O Linux

Boa noite a todos,

Eu já andava meio de saco cheio de uma antiga partição com Linux instalado, resolvi então formatá-la e instalar outro S.O mais atual.
Rodei o Live CD dessa distro nova, pedi para instalar o GRUB dela na própria partição, dei um reboot, entrei com o ubuntão normalmente (instalado no HD) e é aê que entra a ação do título desse post.

Como não instalei o GRUB do S.O novo na MBR, como o GRUB do Ubuntu conseguiria bootar essa nova distro!?. Li, reli, consultei a internet e me pus a realizar a parada, a resposta a essa pergunta, segue aê embaixo:

$ sudo update-grub
Para que o GRUB do ubuntu releia todo o disco

$ sudo grub-install /dev/sdx ( onde SDx é o HD onde está o ubuntu )
Esse comando grava novamente a MBR com o conteúdo que foi visto pelo update-grub, aparessem algumas mensagens e no final, uma mensagem de êxito.

Após novo reboot, lá estava a distro récem instalada citada no GRUB, foi só clicar nela e usufruir, facinho assim!!

Boa sorte a todos!!

3 comentários:

Cleiton disse...

Velho, eu sei q não tem nada haver eu usar esse campo pra perguntas, mas tô com uma dúvida q tu pode me ajudar.

Vi em um forum do fedora, q tu atualizou do 9 para o 10. Eu queria saber como tu fez isso, visto q meu fedora 9 não tem o preupgrade e não tem mais servidores do yum pro 9..

Dá uma força ai.

Valeu!

cleitonsbarbosa@gmail.com

RWagner disse...

Ok cleiton,

Pra te sr sincero eu não gosto do preupgrade, pois ele "upgradear" com ele, chega a ser bem mais demorado do que com um Live CD, mas se voce quer...!!

Seguem bons tutos
http://www.projetofedora.org/node/287
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Atualizando-o-seu-Fedora-com-o-Preupgrade/
http://www.howtoforge.com/upgrading-fedora8-to-fedora9-with-preupgrade

omo voce pode observar, todos eles indicam
# yum install preupgrade

Se voce não conseguir me mande uma MP ou um post sobre o assunto,no forum do edora que tentaremos te ajudar ok?

Boa sosrte

Anônimo disse...

Meu caro RWagner,

Olha eu aqui gente, meu amigo ando passando o maior sufoco para deixar o Mageia e PCLinuxOS juntos com o BigLinux e Linux Mint e siduction que usam o Grub 2.

E quem tem o Grub na MBR que suponho ser (/dev/sda) ontem instalei o Mageia segui uma dica e deu o maior galho e, agora venho tentar entender sua postagem para poder me aventurar a instalar novamente o Mageia sem que eu quebre e refazer todas as instalações novamente (hoje refiz duas)

É assim quem tem o Grub na MBR é o BigLinux o Linux Mint está em sda5 e pela sua dica aqui o que tem que ser feito é: "instalar o Mageia e bootar no BigLinux e sudo update-grub e depois sudo grub-install /dev/sda". É apenas isso mesmo?